A internet é uma boa forma de passar o tempo mas não é a única forma de passar a vida

10.12.18

Morreu o Fernando...

... mas o Nando e o "Zé da Fisga" não!

(02/02/1940 - 08/12/2018)

Escrever sobre o “Zé da Fisga” é escrever sobre momentos memoráveis do nosso passado em Angola. O Nando, através da sua personagem, foi um dos que mais contribuíram para que os nossos soldados (e não só) tivessem momentos de humor e se esquecessem dos momentos mais bicudos da sua missão.

O “Zé da Fisga”, soldadinho de gema, “tirava” com a sua figura esguia as conquistas do seu “sargentão” bem mais roliço e menos atraente. Toda a gente era o “Zé da Fisga”, malandrão quanto baste, e as miúdas que se cuidassem. O Nando fez história.

O erotismo das belas sedutoras, abrangia todas as raças, lá nisso o nosso Zé não era esquisito, e o desenho bem delineado. O vídeo feito para a Tudor (a empresa chamava-se SADAT - Sociedade Angolana de Acumuladores Tudor) fez deste desenhador, o mais referenciado de todos aqueles que durante anos o conheceram, senão pessoalmente, através do seu “Zé da Fisga”. A toda a tropa que por lá passou não lhe passou despercebida este soldado e isto durante anos e anos.

P.S. - Fernando da Silva Gonçalves – autor do célebre "Zé da Fisga" –, nasceu no dia 2 de Fevereiro de 1940, na Póvoa de Varzim.

Em 1962 foi mobilizado pelo Batalhão de Caçadores 5 - Campolide para servir o Estado Português, em Angola.

Embarcou no dia 5 de Dezembro de 1962 rumo a Cabinda, integrado na Companhia de Caçadores Especiais 371 e, no início de Dezembro de 1964, regressou à Póvoa de Varzim. Volta a Angola e regressa de vez em 1975.

Cartoonista e violinista atuou muitas vezes no Casino da Póvoa de Varzim e deixou uma vasta obra de desenho na minha Póvoa entre eles, o mural de azulejos com cenas da vida poveira, à entrada da praia dos banhos.


(onde está no vídeo Póvoa DO Varzim, entende-se que a Póvoa nunca foi do Varzim, mas sim o Varzim da Póvoa. Por isso o correto é, Póvoa DE Varzim)

Sem comentários: