A internet é uma boa forma de passar o tempo mas não é a única forma de passar a vida

4.12.18

Gamos (Dama dama) em Odivelas

Portugal já teve ursos (os verdadeiros não os que os imitam), que o diga El Rei D. Dinis que ia sendo morto por um em Monte Real, não fosse ter pedido auxílio aos santos e veio em seu socorro, o único que devia estar disponível, tal as maldades do mundo que fazia os santos andarem em rodopio constante, que foi S. Luis, Bispo de Tolosa que lhe disse que podia servir-se do punhal que tinha à cinta, pois para alguma coisa ele estava lá.

Assim o fez D. Dinis e o urso lá se foi.

A porca de Murça, tudo indica que tanto pode ser uma porca, como um javali como uma ursa. Ninguém sabe ao certo mas já estive ao lado deste monumento, e nunca vi nenhuma porca ou javali daquele tamanho (sic). Certo é que também nunca vi um urso, mas a National Geographic também nos ensina e vou mais pela ursa que pela porca.

Gamos existem na Tapada de Mafra e em algumas herdades na Beira Interior, Alentejo e Ribatejo. Em Odivelas nunca os tinha visto... até ontem.

Na Quinta do Avô Henriques, ali estavam a pastar dois machos e uma fêmea que eu visse.

A primavera ainda vem longe por isso a fêmea, por ora, não tem que se preocupar com os dois machos "à perna". Se não houver mais por lá, lá têm os machos que andarem à cabeçada.

São lindos e depois de os ver a pastar o verde dos campos, lá segui na minha demanda por terras de "ide vê-las"...

A Lenda de Odivelas

Ia D. Dinis no calor da noite cantando «Ai flores, ai flores do verde pinho se sabedes novas do meu amigo, ai deus, e u é», quando lhe surge a caminho a Rainha Isabel e as suas aias com archotes acesos.

Que fazeis aqui senhora? – Pergunta o Rei admirado

"Vim vos alumiar o caminho meu Senhor. Ide vê-las?" – retorquiu a rainha.

E assim “nasceu” o Lumiar e Odivelas.

Pois é!... Ia D. Dinis a caminho para mais um retiro "espiritual" ali prós lados de Odivelas, e quantos filhos ilegítimos legitimou D. Dinis?... A módica quantia de 25 filhos!

fotos: macho e fêmea

Sem comentários: