A internet é uma boa forma de passar o tempo mas não é a única forma de passar a vida

3.4.19

O Ardina

Pela manhã ou no final da tarde, o ardina na sua correria, dobrava o jornal e mandava para as janelas mais altas dos seus fieis cliente, ou de um ou outro que o solicitasse e não falhava a pontaria.

Os ardinas surgiram em Portugal em 1864, aquando do nascimento do “Diário de Notícias”, pela mão do jornalista e escritor Eduardo Coelho.

Em pleno jardim de São Pedro de Alcântara, está um monumento dedicado a Eduardo Coelho, por baixo dele, um ardina apregoa o famoso jornal.

Quem é esse ardina? Quem foi que serviu de modelo para perpetuar essa figura típica da Lisboa antiga?

Tive o prazer de saber quem foi esse pequeno vendedor de jornais, seu nome: João Maria da Costa Mortágua.

Considerado o melhor ardina do Diário de Notícias, calcorreava Lisboa de lés a lés. Tinha 10 anos quando começou a vender jornais. Nascido em 1889, vencido pela vida e falta de saúde, morre a 13 de abril de 1943, com 54 anos, no Hospital S. José.

"A chuva persistente e o vento frio que tanto o acompanharam na labuta humilde de vendedor de jornais, não o abandonaram hoje durante o desfile silencioso pelas ruas tristes e escorregadias da cidade que anos e anos, de manhã à noite, ele animou com o seu pregão vibrante"

Assim 'rezava' uma crónica no jornal "Diário Popular" (onde Mortágua também trabalhou). O "Século" e naturalmente o "Diário de Notícias", fizeram questão de dar a conhecer aos seus leitores a morte deste ardina.

Deixou descendentes que, tal como ele, eram vendedores de jornais.

Hoje o ardina tem quiosque, já não se ouve o seu pregão:

"Olha o Século, olha o Diário de Noticias .
Olha a Capital, Republica ó Popular.
Diário de Lisboa, olha o Popular, trás o desastre."

Quando passarem pelo jardim de S. Pedro de Alcântara, olhem para aquela figura ladina que, com o seu barrete na cabeça, faz parte da história de todos nós.

fontes: "Diário de Notícias", "O Século", "Diário Popular", "Diário da Manhã", Monica Lisboa (bisneta do ardina), e daqui:

https://aviagemdosargonautas.net/2014/02/18/olha-o-popular-olha-a-capital-olha-o-jornal-de-noticias-por-clara-castilho/

http://cvalente.blogspot.com/2007/08/preges-de-lisboa-antiga.html

fado dedicado ao ardina, com fotos minhas de João Mortágua e recortes dos jornais da época:


2 comentários:

Aromas do Monte disse...

Boa tarde. Chamo me Anabela Agostinho. O ardina João Mortágua é bisavô do meu marido. Vi o nome de Mónica Lisboa como bisneta.Gostariamos de trocar algumas informações com a Mónica se fosse possível. Grata

Aromas do Monte disse...

Boa tarde. Chamo me Anabela Agostinho. O ardina João Mortágua é bisavô do meu marido. Vi o nome de Mónica Lisboa como bisneta.Gostariamos de trocar algumas informações com a Mónica se fosse possível. Grata