A internet é uma boa forma de passar o tempo mas não é a única forma de passar a vida

15.11.18

Camões

Quando andamos por alguns locais onde já passamos várias vezes e, talvez por isso, não reparamos em certos pormenores.

Aconteceu isso ontem na Rua S. José - Lisboa, onde antigamente estava instalada a Administração dos CTT, quando me dirigia para as Portas de S. Antão (é só santos).

Olhei para o meu lado direito e vi isto. Nunca em tal tinha reparado e de certeza, que muitos que moram em Lisboa ou arredores não sabe onde é que está este painel com o Camões na abóboda de uma entrada para...

Pátio do Tronco

Com entrada pela rua das Portas de Santo Antão existe o Pátio do Tronco. Neste Pátio existiu no século XVI a Cadeia Municipal do Tronco.

Diz-nos a história que, com 28 anos de idade, em 15 de Junho de 1552 dia do Corpo de Deus, Luís de Camões passeava entre o Rossio e as Portas de Santo Antão. Tinha regressado um ano antes de Ceuta, onde num combate com os Mouros perdera uma vista. Em dado momento repara numa briga e reconhece que nela estavam dois amigos seus; não hesitou em envolver-se na desordem, ferindo com um golpe de espada na nuca um criado do Paço, de nome Gonçalo Borges.

Camões foi preso e levado para a Cadeia do Tronco de Lisboa, onde permanece largos meses (apesar de perdoado pelo ofendido) foi libertado em 24 de Março de 1553 por carta régia do dia 7 desse mês. A carta dizia "Mancebo pobre que me vai este ano servir à Índia».

Pela passagem do nosso poeta por esta prisão, o túnel que dá acesso ao Pátio do Tronco está assinalada por um painel de azulejos de Leonel Moura inaugurado em 1992.

daqui:

https://lisboadeantigamente.blogspot.com/2015/10/patio-do-tronco.html


Sem comentários: